sexta-feira, 19 de novembro de 2010

264 horas acordado, você consegue?

     Você já ficou uma noite inteira na balada sem dormir, ou passou a noite acordado estudando pra uma prova ou terminando relatórios e projetos para o trabalho? Depois de uma noite sem dormir tudo o que você mais quer é uma cama, quentinha e várias horas de sono, certo? Afinal quanto tempo você já passou sem dormir? Um dia? Dois dias? Achou muita proeza o que fez? E o que você pensa a respeito de 11 noites em claro?


     O britânico Tony Wright, 45 anos, em 2007 bateu o recorde de privação de sono após ter permanecido 11 dias e 11 noites consecutivas sem dormir, sem o auxílio de nenhum estimulante. Para registrar sua proeza, Tony permaneceu, seus onze dias sem sono no Studio Bar Penzane, Cornwall. Ao todo ele ficou 264 horas deixando que uma webcam o monitorasse,  passando suas horas acordadas jogando sinuca com amigos e atualizando um blog na internet para a emissora pública BBC.
     As conseqüências decorrentes da insônia prolongada são diversas e graves. Após aproximadamente 90 horas acordado, os reflexos do ser humano diminuem, ocorre perda da memória recente e reflexos motores. Também podem ocorrer alucinações visuais, irritabilidade, incoordenação, desmaios, falas sem sentido, tontura, visão borrada, miragens e lapsos de atenção. Decorridos cinco dias de vigília, Wright afirmou ver alucinações no lugar onde escrevia seus textos destinados ao blog. Ele também mostrou dificuldades em entender o discurso de seus amigos.
     Afim de auxiliá-lo, o britânico adotou uma dieta baseada em alimentos crus, saladas, abacate, banana, abacaxi, nozes, grãos, suco de cenoura e chás e ervas, segundo ele, estes alimentos o ajudaram a ficar acordado e manter seu cérebro desperto, permitindo descansar um lado dele usando o outro quando ficava cansando (as baleias usam técnicas semelhantes para descansar, uma parte do cérebro se foca na respiração, por exemplo, enquanto outras partes descansam).
     Tony não pode se registrar no livro Guiness dos Recordes, pois este não permite marcas que possam prejudicar a saúde dos recordistas. Em entrevista a repórteres da BBC, Tony Wright disse “Sinto-me bem, foi cansativo, mas cheguei lá. A dieta escolhida foi importante para manter partes do meu cérebro operantes e despertas por longos períodos. Desligar uma parte do cérebro que está muito cansada e usar outra torna a tarefa muito mais simples, mas ambas estão bastante cansadas neste momento”.

3 comentários:

  1. Nossa, chega fiquei com sono agora!
    Dormir é muito bom! >.<
    Eu mal consigo passa uma noite em claro!

    Boa noite.

    Letícia

    zzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  2. Nossa, como isso foi possível??
    Interessante vcs colocarem essa reportagem...
    = )

    ResponderExcluir