quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A abrangência dos extremos

Nada melhor para começar o blog do que apresentar o nosso projeto aprovado pelos monitores e pelo professor.

O tema escolhido pelo grupo é muito interessante, pois mostra qual o limite da mente e do corpo humano. Apesar de não percebemos somos sempre levados ao extremo e convivemos com essa situação sem saber o quanto isso fará mal ao nosso corpo podendo acarretar problemas irreversíveis e até levar à morte. Além disso, cada vez mais os indivíduos buscam se esforçar a fim de atingir a perfeição, entretanto, essas metas nem sempre condizem com o limite suportado pelo organismo.
Dividiremos em cinco subtemas para melhor explicar e elucidar as causas, os efeitos fisiológicos, psicológicos, algumas curiosidades e reportagens.
-Em Fatores ambientais abordaremos a relação de como o meio ambiente influencia na busca pelos limites do corpo. Tendo em vista que o meio onde vivemos está em constante mudança e que nosso corpo deve se adaptar, nós pretendemos expor questões ligadas a grandes variações de temperatura, altitudes, pressões e baixa gravidade, como o indivíduo reponde a estas mudanças e como estas influenciam no cotidiano.
- Dependência química é um tema muito atual e discutido em jornais e revistas. Está presente não só no subúrbio, mas em famílias de classe média e alta. As drogas, seja o álcool ou as drogas estimulantes, depressoras ou alucinógenas, causam um grande distúrbio nos indivíduos, levando ao extremo físico da dependência química e ao extremo psicológico de recompensa do cérebro.
- Distúrbios do cotidiano seriam aqueles causados pelo excesso de trabalho, pressão do mercado de trabalho e familiares, que levam a insônia, ansiedade e estresse. Nesse subtema serão tratadas e exemplificadas as conseqüências no funcionamento geral e em ações especificas daqueles que se encontram nessas situações.
- Distúrbios alimentares também é um tema muito discutido, pois mesmo que toda a produção mundial de alimento atenda a todos, a péssima distribuição é evidente. Na obesidade trataremos sobre aquelas pessoas que possuem uma ingestão calórica elevada e provavelmente com pouco gasto energético (que não faz atividade física regularmente), o que acarreta em doenças (hipertensão, derrame, diabetes, problemas de locomoção, depressão). Na anorexia sobre aqueles que se vêem inadequadamente, fato muito ligado ao lado psicológico, ao histórico familiar e de auto-estima de pessoa. Abordaremos também a bulimia e a compulsividade.
- Extremos da atividade física. A prática de exercícios físicos é algo muito importante para o corpo humano, tanto na parte física, quanto estética. Mas muitas pessoas, na busca do corpo perfeito, ou simplesmente por satisfação (no caso dos atletas) acabam exagerando na intensidade dessas atividades, e conseqüentemente passam por simples dores, podendo até sofrer graves lesões, como o rompimento de ligações e fraturas. A partir disso, serão ditados os extremos da atividade física, enfatizando suas conseqüências e citando curiosidades.
Para finalizar, sabemos que constantemente o homem está submetido a alguma condição particular seja uma escolha, problema sócio econômico, geográfico, ambiental, dentre outros. Mas ele sempre procurara testar os seus limites e para isso é preciso analisar e compreender até onde o organismo humano tolera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário