terça-feira, 30 de novembro de 2010

Conseqüências da busca pelo corpo perfeito... Parte I



A prática diária de exercícios é um hábito saudável, mas se realizado da maneira certa. Muitas pessoas acham que só pelo fato de malharem várias horas por dia, todos os dias da semana, estarão sendo saudáveis. O excesso de exercícios físicos pode causar uma série de problemas, tanto físicos, quanto psicológicos.
 Dentre essas conseqüências estão a insônia, alterações no humor, anorexia, mudanças neuroendócrinas e imunológicas, entre outros.  A abstinência é um sintoma que se destaca e que é uma das principais características da dependência de exercícios físicos, segundo estudos. Essa sensação é possivelmente relacionada á produção e dependência de opióides endógenos (grupo de substâncias produzidas pelo corpo e que controlam as sensações de dor, englobam as endorfinas, dinorfinas e encefalinas).
Também conhecida como adicção, a dependência ao exercício físico pode agravar-se até a síndrome do excesso de treinamento (SET), que tem como principal causa a condução incorreta dos treinos em termos de volume, intensidade e tempo de pausa, que causam variações metabólicas.
Em nosso organismo, os hormônios são as principais substâncias secretadas pelo organismo para realizar a homeostase (funcionamento orgânico equilibrado). Dentre os hormônios liberados pelo organismo, apresentam-se os opióides endógenos (citados anteriormente), sendo mais conhecidas a beta endorfina e as encefalinas, que atuam no controle do estresse causado pelo exercício físico ao organismo. A beta endorfina é responsável por várias alterações psicofisiológicas, que vão do controle da dor, à sensação de bem estar proporcionada pela atividade física. A beta endorfina é encontrada principalmente no sistema nervoso central e na circulação sanguínea. Estudos apontam que a beta endorfina atua tanto nas áreas encefálicas responsáveis pela modulação da dor, humor, depressão, como na inibição do sistema nervoso simpático. Sendo assim, várias pesquisas vêm tentando verificar o efeito da atividade física nas concentrações de endorfinas no cérebro e no plasma sanguíneo. Este opióide é secretado para o sangue pela glândula hipófise. Após uma corrida de maratona, por exemplo, ocorre um aumento plasmático significativo da beta endorfina e do hormônio adrenocorticotrófico. Alguns estudos confirmam que a sensação de abstinência de treino físico pode ser causada pela produção destes opióides endógenos.

Por Roberta Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário