sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mudanças bruscas de temperatura - Parte 2


O organismo humano não está preparado para enfrentar temperaturas baixas, que acabam afetando várias funções básicas, a nível respiratório e cardíaco. A troca de oxigênio por dióxido de carbono processa-se idealmente a 21ºC. Muito abaixo disso, as reações ficam mais lentas e a absorção de oxigênio pelos músculos é prejudicada, o que conduz ao aumento do esforço. Também a nível cardíaco, é dado que o sangue ‘foge’ da pele e das extremidades para manter o calor no interior do corpo, há alterações: aumenta o retorno venoso do coração, que bombeia mais lentamente, originando quebra da frequência cardíaca e maior pressão sanguínea.

O ar frio irrita as mucosas das vias respiratórias ao mesmo tempo em que confere vida mais longa aos vírus, criando o cenário ideal para a propagação das infecções, o organismo reage ao frio, nomeadamente por meio da contração dos vasos sanguíneos – vasoconstricção –, bem como de arrepios e do “bater de dentes”, pequenas contrações musculares que, queimando hidratos de carbono, gorduras e calorias, resultam na produção de calor. Crianças e idosos são especialmente susceptíveis devido à menor percepção do frio e do calor pelos respectivos sistemas reguladores da temperatura. Ou seja, como não se percebem as variações, são mais vulneráveis.

O metabolismo fica mais lento. Aparece aquela sensação de sonolência, cansaço e indisposição. A fome parece duplicar. Isso porque o organismo precisa de gordura para se manter aquecido. Então a preferência por alimentos mais calóricos como masssas, fondue e o famoso chocolate quente são justificados.

Para impedir que o calor se dissipe, ou seja que o corpo perca calor. Uma tática para amenizar a sensação de frio.

O arrepio é uma função corporal humana em resposta ao frio. Quando a temperatura interna do corpo cai, o reflexo de arrepio é disparado. O grupo de músculos em volta dos órgãos vitais começam a tremer em pequenos movimentos na tentativa para criar calor expandindo energia. O arrepio protege o corpo das baixas temperaturas. O ar é um dos melhores sistemas de isolamento térmico. Os pêlos levantados fazem com que uma camada de ar fique parada sobre a pele, funcionando como isolante térmico.O músculo eretor do pêlo é o responsável pelo arrepio.Ao mesmo tempo, o corpo provoca a vasoconstrição (diminuição do calibre dos vasos que percorrem a pele), reduzindo o volume de sangue que passa por ela. Desta forma, diminui a quantidade de sangue esfriado, o que evita uma maior perda de calor do corpo. O resultado é que o sangue que deixou de circular nos capilares da pele cessa de transferir calor para a superfície; ocorre então ao arrepio e o estado de palidez da pessoa.

Quando está frio, o músculo eretor (1) faz o pêlo arrepiar. O duto para as glândulas de suor (2) fica menor para conservar o calor. Os vasos sanguíneos (3) ficam menores para economizar calor. Os músculos eretores (4 )arrepiam a pele.

O que acontece no organismo quando o frio toma conta:

Cérebro – uma vez eu a temperatura corporal cai de 37º C para 36ºC, a função do cérebro começa a ser afetada. Em 34º, a pessoa fica confusa e já não é capaz de tomar decisões racionais, como tentar encontrar abrigo, coordenar o movimento torna-se algo muito difícil. Há também o risco de um acidente vascular cerebral, porque o sangue engrossa a medida que aumenta a pressão sanguínea, afetando o abastecimento para o cérebro. Em 29ºC a pessoa entra em coma.

Coração – Quando o corpo está frio, o coração é o órgão mais vital na luta para permanecer vivo. Ele desacelera, bombeando menos sangue ao redor do corpo. Em torno de 20ºC o coração para.

Pulmões – A capacidade dos pulmões absorverem oxigênio é reduzida por hipotermia, isso tona mais difícil para os músculos aumentar e levantar o peito, tornando a respiração quase impossível. Como os sistemas de defesa dos pulmões começam a falhar, ele se tornam vulneráveis à infecção. Quando a temperatura cai para 29º, é susceptível que se desenvolva pneumonia.

Rim e fígado – Por estarem recebendo menos sangue, esses órgãos desaceleram quando o corpo está congelando, mas se você sobreviver, eles tendem a não sofrer muitos danos a longo prazo.

Dedos do pé e da mão – Enquanto a temperatura no núcleo do corpo é 37º C, os dedos são normalmente cerca de 21ºC. Mas se a temperatura cai pra 8ºC, os dedos irão ficar brancos porque os vasos sanguíneos são danificados, e se você sobreviver, a cor saudável normal não volta. Se cai para 5ºC, o tecido é danificado permanentemente.

Membros – Se locomover é uma das melhores maneiras de afastar a hipotermia, mas quando a temperatura do corpo cai a 32ºC, a pessoa para de tremer, porque o corpo já não sente frio, em parte porque o cérebro já não funciona corretamente. Aos 31ºC, seus músculos se tornam rígidos e a pessoa não consegue se mover.

Em ambientes fechados também há uma intensa mudança de temperatura. Ao entrar em lojas com ar condicionado, ao sair de lá e encontrar a rua totalmente quente. Escritórios que passam o dia com ar condicionado gelado, entrar em um ônibus lotado e abafado, com sensação térmica altíssima. Os cuidados devem ser muito grandes, pois estamos em contato com mudanças bruscas de temperatura todos os dias.

Referencias bibliográficas:

Universidade de São Paulo. Agência USP. Disponível em: http://www.usp.br/agen/bols/2005/rede1559.htm. Acesso em: 04/12/2010;

Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências. Disponível em: http://www.ib.usp.br/revista/v4_temperaturaexpressaogenica.htm. Acesso em: 04/12/2010;

Universidade Metodista de São Paulo. Disponível em: http://www.metodista.br/rronline/noticias/saude/2010/06/efeitos-do-frio-no-nosso-corpo. Acesso em: 04/12/2010;

Portal Educacional do Estado do Paraná. Temas atuais. Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/temasatuais/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=37. Acesso: 05/12/2010;

Centro de referência virtual do professor – MG. Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=41985&tipo=ob&cp=996633&cb=&n1=&n2=Orienta%E7%F5es%20Pedag%F3gicas&n3=Fundamental%20-%206%BA%20a%209%BA&n4=Ci%EAncias&b=s. Acesso em: 06/12/2010.

Um comentário: