sábado, 18 de dezembro de 2010

Um extremo no Chile.

Recentemente, no Chile, presenciamos o soterramento e o resgate de 33 mineradores e apesar do alívio de todos terem sido socorridos e estarem bem e vivos, não se pode deixar de falar das condições derradeiras na qual esses homens estavam. Um ambiente úmido e insalubre, com pouca luz, uma temperatura acima de 30ºC e poeira representa o péssimo local que esses homens ficaram por 69 dias, sem falar na falta de higiene e alimentação adequada, o excesso de CO₂ da respiração e escassez de O₂ e o estado psicológico após o desastre.
Vou comentar sobre esse excesso de CO₂, pois no ambiente fechado essas concentrações tendem a aumentar e a concentração de O₂ diminuir.
O oxigênio é transportado no sangue de duas maneiras: combinada com a hemoglobina (Hg) ou dissolvido no plasma. O plasma transporta apenas 2%, pois o oxigênio possui pouca afinidade com a água. Entretanto, os outros 98% são feitos pela Hg (pigmento respiratório) que é muito eficiente e possui um a grande afinidade. A primeira ligação de O₂ á Hg muda a sua conformação, promovendo a ligação das seguintes, aumentando a sua afinidade para o O₂. Quando o O₂ está ligado a Hb ela passa a ser chamada de oxiemoglobina (HbO₂) e quando está ausente chama-se hemoglobina reduzida. Demonstrado pela reação: HbH⁺ + O₂ ↔ HbO₂ + H⁺ A partir disso é possível prever porque as alterações na concentração de O₂ podem alterar o pH sanguíneo.
Já o CO₂ pode ser transportado dissolvido no plasma, combinado com o Hg ou como íon bicarbonato (HCO ̄³). O transportar CO2 pode ser representado pela reação:
CO₂ + H₂O ↔ H₂CO3 ↔ HCO ³̄ + H⁺ Essa reação é uma grande produtora de íons H⁺ e pode afetar o pH sanguíneo.
O acúmulo de íons H⁺ reduz o pH do sangue tornando-o ácido, denomina-se acidose e pode afetar o transporte do O2, causa desorientação, coma e finalmente morte.
A redução de íons H⁺ eleva o pH sanguíneo tornando-o alcalino, denomina-se alcalose e pode causar respiração fraca e irregular, câimbras musculares e convulsões.
As conseqüências são mais graves quando a pessoas é submetida em longo prazo e esse estado, entretanto em condições normais o sangue possui um sistema tampão capaz de manter o pH sanguíneo não só para que a hematose ocorra adequadamente, mas que todo o ambiente celular seja favorável para a manutenção do organismo.

Espero que tenha gostado e bom recesso. :D

Bibliografia:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/961/1/ACIDOSE-E-ALCALOSE/Paacutegina1.html
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica/fisico_quimica_trabalhos/ph.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário