segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Anorexia Alcoólica - Parte III

Mesmo o álcool sendo uma alta fonte calórica (fornece cerca de 7 calorias por grama), ele é classificado como sendo uma fonte de ‘caloria vazia’, pois apresenta um baixíssimo valor nutricional. E está aqui o problema em substituir toda a dieta por bebidas alcoólicas. Como já foi visto em posts anteriores, além de o álcool causar uma série de problemas e complicações, neste caso ele afeta o organismo de forma muito intensa. O álcool ao substituir o alimento, não é eficientemente utilizado pelo organismo como forma de ‘combustível’, por não apresentar substâncias interessantes para o corpo.

A digestão e a absorção de calorias são prejudicadas, visto que a nutrição nestas condições ocorre sob a influência da falta de tiamina, vitamina B12, ácido fólico, zinco e aminoácidos, elementos extremamente importantes para o organismo.
Uma vez que ocorre alteração no metabolismo, os micronutrientes (vitaminas e minerais) sofrem alterações. As principais conseqüências que a anorexia alcoólica traz são distúrbios nutricionais seguidos de alterações orgânicas como arritmias, convulsões, anemia, distúrbios menstruais, doenças neurológicas e alterações da tireóide. Sendo assim, além da perda de apetite, complicações posteriores podem ocorrer como gastrite hemorrágica, diabetes e esofagite.


A doença é de difícil identificação, porém alguns de seus sintomas facilmente identificáveis são a recusa em manter o peso mínimo indicado para cada altura e idade, o medo de engordar, alterações no ciclo menstrual associados ao intenso consumo de álcool em substituição dos alimentos.

O tratamento para a anorexia alcoólica é feito em duas frentes. Uma visa tratar o transtorno alcoólico e outra o transtorno nutricional. Envolve profissionais como médicos, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras e terapeutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário