sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Anorexia nervosa.

A anorexia é, ultimamente, um assunto muito comentado na mídia, mas é exatamente por causa dela que esse distúrbio surgiu. A mudança de um padrão ‘rechonchudo’ para as modelos magérrimas provocaram sérios problemas entre as mulheres, pois elas pretendem ter o corpo tão vinculado pela mídia. Esse transtorno ocorre na maioria em mulheres, mas os homens também sofrem. A anorexia é a persistência de uma pessoa em manter seu peso abaixo do esperado para sua estatura e mesmo com o baixo peso, ainda se achar ‘gordo; isso implica qualquer coisa para emagrecer. Esses pacientes possuem metas absurdas e um transtorno psicológico muito grande. Metas como 40 kg para uma menina de 1,70m é comum, sendo que o ideal seria no mínimo de 55 kg. Essas pessoas ficam sem comer, tomam muita água para enganar o estômago, consomem muito chiclete, refrigerantes diet, chá preto e pouco comem, quando comem, provocando uma deficiência geral no organismo, pois não há consumo apropriado de nutrientes.



Eles, ainda, costumam malhar e fazer muitos exercícios que somados a tudo provoca um quadro grave. Comumente, não assumem a patologia, por isso passa a ser um tratamento delicado e em longo prazo; muitas pessoas vencem a anorexia, mas ficam pelo resto da vida controlando o peso e com algum estresse psicológico. O tratamento da anorexia não é muito difundido, mas tem varias vertentes com acompanhamento psicológico, nutricional até a internação nos casos mais graves, pois os pacientes não aceitam comer.



Os principais sintomas são: amenorréia ( durante 3 ciclos consecutivos), perda de peso, sensação de distensão abdominal, dor abdominal, obstipação (ritmo intestinal irregular com fezes duras) e outros. Mas o pior é quando o quadro se agrava e o paciente entra em um quadro de desnutrição, falha renal, gastrointestinal, endócrino, ósseo, ou seja, todo o corpo fica debilitado pela falta mínima de nutrientes para manter um bom funcionamento. Entre as anoréxicas há um mundo alternativo onde elas compartilham ‘dietas’, sentimentos, o que comeram ou o orgulho por estar a três dias sem comer, elas tratam a anorexia como uma amiga íntima chama ANA e ainda possuem gírias como: NF (‘no food’, ou seja, cortar a alimentação por alguns dias) e miando (vomitar).



Bibliografia:
http://www.psicosite.com.br/tra/ali/anorexia.htm
http://todaperfeita.com.br/bulimia-e-anorexia-sintomas-e-tratamentos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário