terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O extremo da dieta low carb, ou a dieta cetogênica.



Devido aos comentários em sala, do professor MHL, resolvi postar o extremo da dieta low carb. A dieta cetogênica é caracterizada por uma alimentação hiperlipídica, normoproteíca e hipoglicídica. Com essa programação alimentar o corpo, após um determinado período, não terá mais glicose suficiente para suprir, principalmente, as necessidades do cérebro e produzira corpos cetônicos, daí o nome da dieta.
Com essa alimentação rica em lipídios o corpo não terá problemas em manter a oxidação de ácidos graxos e produção de corpos cetônicos. Apesar do grande consumo de tecido adiposo para manter as funções do corpo – β-oxidação - a ingestão de lipídios ultrapassa o necessário e nesses indivíduos é observado um aumento considerável de tecido adiposo, mesmo que a massa corporal do indivíduo diminua. Essa massa corporal pode diminuir, pois a liberação de insulina pelo pâncreas estará reduzida, propiciando um efeito contrário à síntese protéica.
A dieta cetogênica é comumente usada em pacientes epilépticos e os corpos cetônicos serão utilizados para produção de cetose que é importante para o controle das crises epilépticas.
Desvantagem dessa dieta:
- mau hálito devido à produção excessiva de acetona
- constipação intestinal por ser uma dieta pobre em fibras
- sobrecarga dos rins
- queda do desempenho físico, alterações no índice de percepção subjetiva do esforço IPSE ("cansaço") e perturbação do humor durante um exercício físico


Bibliografia:
http://www.nutricio.com.br/alimentacao-epilepsia.htm
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/7290/000497862.pdf?sequence=1
http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=206

Nenhum comentário:

Postar um comentário