terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Bulimia.



A bulimia é um transtorno alimentar em que há uma ingestão de grandes quantidades de comida, seguidos por vômitos induzidos, uso de laxantes e/ou diuréticos e muita prática de exercícios para de evitar o ganho de peso, pelo medo exagerado de engordar. 90 a 95% dessas pessoas são mulheres e muitas vezes apresentam um peso normal/baixo, mas não chegam a apresentar um quadro de desnutrição, como na anorexia.
Os sintomas podem ser muito sutis, pois as mulheres escondem o transtorno, evitando ter o processo de compulsão alimentar na frente de outros ou de fazer barulho quando provocam o vômito.



São várias as complicações clínicas:
- Como o transtorno, geralmente, começa na fase de desenvolvimento e crescimento, interferem e prejudicam o ganho de massa óssea podendo provocar osteoporose;
- Problemas sanguíneos devido ao baixo nível de potássio no sangue, o que pode resultar, também, em ataque cardíaco.
- Anemia, pois o organismo não consegue absorver todos os nutrientes necessários.
- A erosão dos dentes, cárie e os problemas das gengivas são comuns devido à grande ingestão de doces e a acidez do conteúdo estomacal.
- Inchaço da face, retenção de líquido e glândulas salivais inchadas que aparecem como áreas infladas debaixo das quinas da boca.
- Pode ocorrer ruptura de uma das tubárias do esôfago devido à força que se faz para vomitar, isso associado a dores agudas do estômago e inflamação abdominal.



O tratamento da bulimia requer o acompanhamento de uma equipe de médicos, psicólogos, nutricionistas; em alguns caso os antidepressivos podem ser úteis, especialmente se ocorrerem distúrbios como depressão e ansiedade.

Bibliografia:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u66410.shtml
http://www.psicosite.com.br/tra/ali/anorexia.htm
http://todaperfeita.com.br/bulimia-e-anorexia-sintomas-e-tratamentos/
http://www.psicosite.com.br/tra/ali/bulimia.htm

Um comentário: